cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

domingo, 17 de julho de 2011

Mergulho em Cuba (Cayo Largo Del Sur)

Expresso aereo Gaviota



Vem comigo! Viver um pouco das histórias que ouvir, apreciar uma pequena parte de uma beleza exuberante que também admirei e o mais importante, se apaixonar ainda mais pela vida em nossos mares.




Mas para chegarmos a Cayo Largo, uma pequena ilha ao sul de Cuba tivemos que embarcar em um voo local. Um detalhe a parte nesta minha viagem, uma aeronave pequena, uma hélice em cada asa, um avião que era usado no transporte de carga e, agora adaptado a passageiros. Levantamos voo em um aeroporto militar com estruturas tão simples quanto a aeronave que estamos partindo. Um voo de quarenta minutos extremamente tranquilo, muito barulhento, mas recompensado pela bela paisagem vista de cima.


Estávamos lá para mergulhar, mas também tive o prazer de poder soltar ao mar um filhote de tartaruga de couro, fruto de uma instituição de proteção a estes animais que devolvem ao mar todos os anos milhares destes filhotes. O prazer de poder colocá-lo na areia e protegé-lo contra as gaivotas até que consigam alcançarem o mar, é absurdamente mais prazeroso do que vê a mesma imagem pela tv. Mar este que abrigava nossos mergulhos, que aconteciam a uns 40 minutos de navegação em uma áera próxima a uma formação de recifes. Onde a profundidade média era de 20 metros, temperatura da água em torno dos 30 graus, e uma visibilidade próximo dos 18 metros. Mas os dias passam e os mergulhos chegaram ao fim.


E me despeço destas águas caribenhas em grande estilo, sentado na popa da embarcação, pés no deck, motor em marcha lenta. E já é noite, além das luzes que orientam boreste e bombordo, temos a ajuda da lua qua fazia brilhar as águas que ficavam para trás, depois de molharem meus pés deixando apenas a saudade que sentia de minha filha, em minha expectativa que um dia cresça e se sente ao meu lado.


Mas para que pudesse aproveitar esta simples paisagem de retorno ao cais, passamos quatro ótimos dias de mergulhos, um carimbo em meu currículo preenchido com inúmeras fotos e ótimas histórias, história de pescador vista em plena água.



Mestre da apnéia





Caranguejo em um coral

Mas, nossos mergulhos teve uma característica a parte. Um dos dois guias dos mergulhos, era a parte deste show. Israel, um Cubano amigo de infância do Pipin, um dos maiores nome da caça submarina. Mas o Israel além destas habilidades no mergulho em apnéia, é também um enorme “figura”. Aos vinte e poucos metros de profundidade tirava o equipamente de respiração da boca, colocava uns dentes artificias parecendo um vampiro e ficava tentando morder o pescoço do Abel, outro guia. Quando não estava tentando fechar o suprimento de ar do Abel, só para ver a cara de assustado de seu amigo. Durante o período que ficávamos no barco entre um mergulho e outro era sempre uma história divertida. Mas seu espírito bricalhão acabava quando o assunto era os seus mergulhos em apnéia. Em um de nossos mergulhos mais profundo com todos os equipamentos, quando meu computador de mergulho mostrava minha profundidade aos 38,5 metros, vejo o Israel sem qualquer equipamento, apenas máscara e lastro, passar por mim e ir ainda mais profundo atrás de uma tartaruga , não sei ao certo mas ele deve ter ido pelo menos aos 45 metros e depois subir tranquilamente para poder respirar na superfície. 

Uma cena realmente fantástica. Em conversa posteriormente ele me disse que atualmente já não faz mais o que fazia a uns anos atrás, onde seu limite de profundidade em apnéia era aos 60 metros (altura de um prédio de 20 andares), e que agora seu tempo de fundo é apenas 5 minutos e 45 segundos e a profundidade máxima de 55 metros. Com toda essa capacidade ficaria extremamente fácil fazer sua caça sub. 

Mas o Israel não usa arma para atirar nos peixes, ele conseguia encurralar os peixes em tocas e fisgá-los com um guancho e, quando o peixe era muito grande, ele se atracava com ele, literalmente pescava com as unhas.




Já nos mergulhos recreativos que estávamos fazendo, tudo correu perfeitamente bem, ótimos mergulhos durante o dia e, apenas um maravilhoso mergulho noturno. Além da grande quantidade de lagostas, e uns enormes peixes chamado Tarpões. No noturno o que mais me chamou atenção foi um pequeno polvo em tons azuis e verde. Já havia visto alguns polvos fazendo seus mimetismos, mas nestas colorações foi a primeira vez.

Tarpão


Depois de alguma insistência minha, consegui convencer o Capitão do barco a nos levar ao santuário das iguanas, que estará mais detalhada na postagem seguinte.









E meus dias em Cayo Largo del Sur foram assim, depois de muitas fotos, dez mergulhos, começo meu caminho de volta sentado no barco com águas nos pés, olhando para trás com meus pensamento no Brasil. 



Prato de lagosta, sevido pelo capitão.
Almoço nos intervalos de
superfícies








Apenas algumas fotos.

Um comentário:

  1. Amei as fotos sou apaixonada por fotografias, posso pegar algumas fotos.?
    (gisleine-f@hotmail.com)

    ResponderExcluir