cabecalho

cabecalho

Pesquisar este blog

Carregando...

Livro "Diário a Bordo Galápagos"

Livro "Diário a Bordo Galápagos"
A imagem da esquerda será teoricamente a capa do livro e, as demais são as capas dos capítulos. Estão organizadas na ordem cronológica das viagens que o livro irá retratar.

Cirurgia de Fraturas em Face.

Raio X da face, e a direta, em branco os traços de fraturas.


Detalhe da diferença da altura dos dentes superiores provocado
pelo delocamento da fratura óssea superior.

Em uma profissão onde preciso ter a destreza de um cirurgião, o conhecimento científico dos médicos e a sensibilidade de um artista que expressa em uma tela a beleza do que é quase perfeito. 
A Buco-Maxilo ainda exige inúmeras outras qualificações. Há dez anos na odontologia e apenas três na Cirurgia Buco, sou o reponsável pelo serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial  no hospital de minha cidade.

Detalhe do desalinhamento dos dentes inferiores provocado
pelo deslocamento dos fragmentos ósseos da mandíbula.

Com a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nos carros e o uso de capacete para pilotar motocicleta, o trauma de face teve uma redução significativa. Mas mesmo assim, às vezes ainda preciso entrar em campo, termo usado quando temos que atuar em uma cirurgia, para operar alguma vítima que tenha sofrido um determinado trauma em face.
Traço de fratura na arcada superior.
Encaixe dos fragmentos da fratura superior
Fixação da fratura com placa e fio metálico.


Após exame clínico e avaliação de tomografia computadorizada e a complementação por raio x, foi diagnosticado que o paciente apresentava uma fratura em maxila, e múltiplas fraturas em mandíbula.  O paciente deverá ser submetido a cirurgia, para que possa ser realizado a redução e fixação de todos os traços de fratura. 

Traços de fraturas na arcada inferior








Uma das fixações das fraturas inferior.









Detalhes de duas placas usadas na fixação das fraturas mandibular, e a
utulização de fios metálicos nos dentes, para auxiliar da redução
das fraturas inferiores.  


Todos exames pré-operatório, materiais, instrumentais, equipamentos ok. O planejamento será acesso ao traço de fratura na maxila, redução e fixação. Acesso as fraturas da mandíbula, redução e fixação. Depois fazer o bloqueio intermaxilar, procedimento onde fazemos um travamento da arcada superior com a inferior, para minimizar ao máximo qualquer movimento, aumentando a consolidação óssea.
A redução é o ato de promover o encaixe entre as partes fraturadas, seguindo as orientações anatômicas, tentando fazer o encaixe o mais próximo do real. E a fixação é feita com umas placas metálicas, presas por uns parafusos, para que possa haver uma estabilidade óssea entre os fragmentos fraturados.
O aspécto de plastificação nas fotos, é um efeito colocado pelo programa Photoshop, para minimizar a agressividade das imagens. O paciente teve uma ótima recuperação, as fraturas foram todas consolidadas corretamente, obrigação comprida. 

Oclusão testada, após as fixações.
Reduções e fixações prontas, barras para bloqueio instalada.
Bloqueio e travamento das arcadas com a utilização de barras e elásticos.







No acidente o paciente perdeu o dente anterior da arcada superior e durante a cirurgia de correções das fraturas, tomei os devidos cuidados para a instalação futura de um implante dentário. O bloqueio intermaxilar é feito utilizando uma barra superior e uma inferior presa aos dentes, e o travamento é feito
com auxílio de elásticos. O paciente ficará com dificuldade na fala   e para se alimentar, mas este procediemnto de bloqueio é de extrema necessidade para o sucesso da consolidadção óssea.