cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

sexta-feira, 9 de março de 2012

Tubarões ( part II )

Estar na água, a alguns metros abaixo da superfície e, se deparar com um grande tubarão, é uma sensação espetacular para uns, mas, no geral seria um momento de desespero para muitas pessoas. Uma espécie de tubarão pode ser muito diferente de outra espécie, tanto na forma física como nas suas atitudes, principalmente o nível de agressividade daquela espécie. E por isso, resolvi postar esta matéria para ajudar a completar a postagem Tubarões (part I).  Conhecimento adquiro no curso ProTuba do Gabriel Ganme e com o livro “Tubarões no Brasil” do autor Marcelo Szpilman. E obviamente com o passar do tempo que tenho envolvido com esse assunto. Espero que gostem. Para começar, a espécie que mais admiro. Quem quiser se aprofundar mais no assunto, aconselho comprar o livro "TUBARÕES NO BRASIL", base para essas informações e muito mais!


Tubarão Martelo


Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil


Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil
*Tubarão Martelo, uma espécie que tem uma característica fundamental, o formato de martelo da cabeça, é responsável pela origem de seu nome. Esse tubarão que pode chegar até 5 metros e pesar até 400 quilos, mas, a média é de 2,5 metros de comprimentos e 150 quilos. É uma espécie extremamente inofensiva aos homens, mas em compensação é um caçador espetacular, a parte inferior de sua cabeça é dotada de muitos sensores que conseguem localizar suas presas, mesmo que estejam enterradas na areia. Através desses sensores, conhecidos como Ampola de Lorenzini o tubarão consegue identificar as vibrações emitidas por suas vítimas. E para torná-lo ainda mais preciso, o Tubarão-martelo consegue girar a cabeça em um ângulo maior que 90 graus, permitindo fazer uma completa varredura do fundo em busca de presas cobertas por areias. Uma outra particularidade da espécie dos tubarões-martelo é a formação de cardume, o que não é muito comum entre as demais espécies de tubarões, mas após muitas tentativas, a opinião mais condizente é que essa formação se dá na época do acasalamento, onde as fêmeas assumem o interior do grupo, e quanto maior for o seu destaque, maior será a procura pelos machos.    
E em particular era um animal que eu adoraria poder avistar em algum mergulho, e na viagem ao mar vermelho em 2010, tive o prazer de ver apenas um aos 37 metros de profundidade, que rapidamente se perdeu no azul. Mas em compensação, os mergulhos nas ilhas Galápagos, foram cercados por tubarões martelo por todos os lados e a todo instante.


Tubarão Martelo foto Gilson Jr
Tubarão Martelo foto Tiago Degan


Tubarão Galha Branca Oceânico

Tubarão Galha Branca Oceânico foto Marcelo Simões

Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil

* Tubarão Galha Branca Oceânico é completamente diferente do Tubarão Galha Branca de recife. Apesar dos dois terem uma mancha branca em cima da nadadeira dorsal, o Oceânico pode chegar a 4 metros e pesar até 168 quilos e possui membrana Nictitante. Sendo os tubarões de galha branca de recifes bem menores e, este vive em cardume juntos as pedras e, o Oceânico é um tubarão solitário e vive vagando pelos mares. Sempre na companhia de peixe-piloto, rêmoras ou até mesmo pequenos dourados. O Tubarão Galha Branca Oceânico era uns dos primeiros animais a chegarem ao local de naufrágio, atraídos pelos desesperos dos sobreviventes. Ainda na segunda guerra mundial, o navio Nova Escócia foi afundado na costa da África do Sul e, apenas 192 homens sobreviveram dos 1000 que estavam abordo, e segundo relatos ficou claramente evidente que a maioria dos mortos foram vítimas do frenesi alimentar destes oportunistas. Mas infelizmente hoje estes animais já correm o risco de extinção por causa do enorme tamanho de suas nadadeiras, o comercio ilegal está dizimando o pouco que ainda resta. Por serem animais oceânicos, dificilmente haverá ataque a banhista ou surfista, mas eventualmente ao encontrar um deste em alto mar, deve-se tomar muito cuidado, porque se ele já estiver alguns dias sem comer poderá ocorrer uma investida mais séria. 
























Tubarão-baleia






Tubarão Baleia Foto Gilson Jr.

Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil
*Tubarão-baleia é o maior peixe de todos os oceanos, e vale lembrar que as baleias não entram nesta estatística porque baleia não é peixe, e sim mamífero. O maior dos exemplares pode chegar até aos 20 metros de comprimentos e pesar até 20 mil quilos e podem viver até os 60 anos. Apesar deste tamanho todo, os tubarões baleias se alimentam quase exclusivamente de plâncton. Quando estão se alimentando de zooplâncton ou fitoplâncton o “baleia” nada junto da superfície com a cabeça parcialmente para fora da água, abrindo e fechando a boca na coleta de seu alimento.
Devido o seu fígado ser de pequeno porte, este tubarão é obrigado engolir ar para manter sua flutuabilidade e se manter estável em determinada profundidade. Completamente inofensivos aos mergulhadores, o único cuidado que se deve tomar é para não sofrer trauma com a calda do tubarão-baleia. A sua coloração escura se perde aos destaques das pintas brancas entre as listas claras ou amareladas por todo o corpo. Com olhos muito pequenos e sem membrana nictitantes os tubarões baleia se fazem insignificantes com a presença de mergulhadores. Normalmente são nômades e vivem vagando pelos oceanos a procura de alimentos, devido o seu enorme tamanho foi praticamente impossível a sua permanência em cativeiro.



Tubarão Baleia foto Gilson Jr

O Tubarão Tigre

Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil

*O Tubarão Tigre, que também é conhecido como Tintureira foi o responsável pela minha viagem até a África do Sul, mas infelizmente não apareceu ao nosso encontro. Um animal que pode chegar aos 7 metros e pesar 900 quilos, mas devido a diminuição de oferta de alimentos, a média é de 4,3 metros e 630 quilos. Mas a grande beleza destes animais são as faixas escuras que cobrem praticamente todo o corpo, podendo estar mais evidentes ou não dependendo da maturidade sexual do peixe. Os Tigres podem ser considerados os lixeiros dos oceanos por preferirem carne em estado de decomposição, o que torna o mergulho com estes animais um pouco mais seguro. Em busca constante por comida, os Tintureiras não são muitos seletivos na hora da alimentação e, já foram encontrados deste cachorro inteiro em seu estômago até garrafa de cerveja, roupas, ossos humanos e até mesmo placa de carro. Normalmente são solitários, mas quando há oferta de comida poderá haver uma formação de grupo até que os alimentos se cessem. A sua atitude junto aos mergulhadores pode ser desde apenas uma simples curiosidade ou até mesmo atos agressivos, por isso que ao encontrar um destes em algum mergulho deve haver extremo cuidado. Devido a lei de proteção as tartarugas verdes no Havaí, o número de Tubarão-tigre aumentou consideravelmente nesta região e, consequentemente o número de ataque aos surfistas por serem confundidos com as tartarugas se visto de baixo para cima. É um tubarão de perfeita elegância. 

As duas fotos do Tabarão Tigre abaixo, mostra nitidademente as linhas preta na vertical do corpo do animal, que são responsáveis por seu nome. E uns "pontinhos" entre os olhos, que são os sensores fundamentais para esses peixes.

Tubarão Tigre foto Felipe Degan



Tubarão Tigre foto Felipe Degan


Tubarão Cabeça-Chata

Imagem scaneada do livro Tubarões no Brasil


* Tubarão Cabeça-Chata pode chegar aos 3,5 metros de comprimentos e pesar até 347 quilos. Esta é a única espécie de tubarão que consegue viver em água doce podendo passar longos períodos ou até mesmo a vida toda em rio de águas salobras, já foi encontrado um Cabeça-Chata no Rio Amazonas a cerda de 4.000 km de distância do mar. Especialistas consideram o Cabeça-Chata o tubarão mais combativo e nervoso de todos os tubarões, o que pode ser causado pelo altíssimo nível de testosterona que este animal apresenta, acredita-se que este é o animal com o maior nível deste hormônio do planeta. O nome Cabeça-Chata vem da anatomia  mais achatada da cabeça em comparação aos demais tubarões. Podendo viver até os 32 anos de idade. E o período de gestação pode durar de 10 a 11 meses. Alguns especialista consideram este o tubarão mais perigoso de todos, por ser um cação que vive em águas costeiras, ter a capacidade de viver em rios e quando jovens serem extremamente agressivos e, além disto são considerados territorialistas, muitos de seus ataques estão relacionados como aviso aos intrusos, mas devido o tamanho do trauma, muitos destes ataques acabam em morte.
Aqui no Brasil, esta espécie é responsável pelos ataques no Nordeste Brasileiro. Uma justificativa muito óbvia e mais uma vez tirando a culpa dos tubarões, o que acontece no nordeste é o seguinte:
1º a diminuição drástica da quantidade de alimento natural para os tubarões, com a indústria pesqueira os peixes no litoral do atlântico ficou praticamente dizimado,
2º há indícios que as fêmeas do Cabeça-Chata preferem dar a luz em águas de estuários e lagoas, e devido a construção de obras e aterramentos nos acessos, as grávidas entram em altíssimo estado de estresse por não conseguirem alcançar  o berçário, com isso uma fêmea depois de 11 meses de gestação, saúde debilitada pelo estado da gravidez, em um ambiente de pouquíssima oferta de alimentos, encontram em meio as ondas uma espécie de “tartaruga humana” bem grande. E a forma que o tubarão tem para identificar se é ou não uma presa é dando a primeira mordida, o que poderá ser ou não fatal. O desiquilíbrio natural traz consequência a todos que provocaram ou não essas desordem natural.


Tubarão Cabeça Chata foto Felipe Degan

Tubarão Cabeça Chata foto Felipe Degan
Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário