cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O ataque do Tubarão nas Bahamas

O tubarão que tentou invadir o grupo durante o mergulho noturno

Seria injustiça de minha parte se dissesse que ele veio com a intenção de nos atacar mas, também não vou afirmar categoricamente que aquele simpático tubarão queria apenas fazer parte de nosso grupo de mergulhadores. Já li muito sobre ataques de tubarões, sempre há uma mudança de comportamento quando estão interessados em experimentar algo novo e dependendo da ocasião, pode desencadear o ataque, por mais simples que seja.



Estávamos nas águas em torno das ilhas que formam as Bahamas, uma região conhecida como Exuma, mais especificamente um ponto chamado Slipt Coral Head. Este ponto já aguçava nossas vontades especialmente porque seria o Shark Dive. Fomos para água logo depois que descansamos do almoço, engodo para atrair as dezenas de tubarões da espécies Caribenho de Recifes já estava na água por algum tempo




Muito diferente de outros shark dive, o das Bahamas foi feito sob condições ideias para mergulho, a água se perdia em visibilidades, a temperatura o mais agradável possível e o local simples e perfeito para a prática da alimentação de tubarões. Como se estivéssemos de camarote, os tubarões desfilavam livremente em nossas voltas. Após a alimentação é muito comum encontrar dentes dos tubarões perdidos no fundo. Mas, não foi o mergulho diurno que realmente deixou sua marca.   




O sol se pôs e voltamos para água no mesmo lugar para um mergulho noturno. A intenção maior não era os tubarões, não era comum que eles estivessem por ali a noite. O interessante desse mergulho seria a bioluminescência. Deveríamos chegar ao fundo, todos apagarem as lanternas e ficarmos fazendo movimentação com as mãos, isso irá provocar a reação química que é lançada sob a forma de luz, milhões de micro organismo emitindo luz em meio a um mar completamente escuro, seria muito bonito esse "espetáculo" da natureza.




Chegamos ao fundo, ainda com algumas lanternas acessas, sentamos em círculo. Nesse momento vejo uma mancha mais clara passar ao fundo, dando a volta pelo grupo e vindo em direção ao ponto que eu estava. Quando viro para trás para certificar que estava tudo conforme planejado, me deparo como um tubarão caribenho de recife vindo ao nosso encontro. Não se sabe ao certo a intenção dele, talvez não quisesse atacar, o mais provável que ele quisesse apenas conferir o que era aquela movimentação. O pequeno detalhe, que por mais simples que seja uma investida de um tubarão, o resultado pode ser fatal.





Aproveitei o momento para mais uma foto. Já vendo o que estava acontecendo, todos acenderam as lanternas e sob orientação do guia, finalizamos o mergulho e voltamos para o barco. Não ocorreu nenhum episódio mais sério, foram apenas umas 4 tentativas do tubarão, todas consegui empurra-ló com o equipamento fotográfico. Certamente a brincadeira seria mais perigosa se fosse uma espécie de tubarão mais agressivo ou até mesmo se fosse um tubarão muito maior. Apesar do pequeno susto, foi muito legal.

    

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário