cabecalho

cabecalho
Aproveite ao máximo o Blog Fotografia de Verdade

Pesquisar este blog

Cação não existe

Cação não existe
Cação é tubarão! Apenas uma nomenclatura para se vender carne de um animal em extinção

domingo, 14 de julho de 2013

Butterfly Fish - Os Borboletas de algumas águas.

Evidentemente são tubarões os que mais me empolgam na busca de meus pontos de mergulhos mas, infelizmente não é tão simples encontrá-los. Mas, a macro fotografia também me desperta muitos interesses. E no meio disso tudo os borboletas me fazem passar o tempo quando estou em água. Não sei ao certo o porquê, a certeza que tenho grande admiração por essa espécie.
Arraial do Cabo - Brasil
 Infelizmente no Brasil não existem muitas espécies dos butterfly fish. Um peixe relativamente fácil de ser fotografado por causa de sua curiosidade e de perfeita harmonia para uma belíssima imagem por serem simplesmente perfeitos em formas e cores.

Red Sea - Sudão
Teoricamente não sei afirmar se são realmente casais mas, é muito comum fotografar esses peixes na companhia de outro da mesmas espécie, Não tão comum é a formação de cardumes. Em mergulhos com profundidades superiores a 30 metros não são os melhores momentos para conseguir boas imagens, talvez pela pouca iluminação ou até mesmo pelo curto tempo de fundo.

Los Roques - Venezuela
  No primeiro instante eles costumam "fugir" da cena mas, a curiosidade alheia joga a favor do fotógrafo e, é aguardar alguns instantes e eles voltam para ver o que é aquele ser enorme e estranho. Acho que o próprio reflexo deles na lente do equipamento fotográfico possa ajudar a atraí-lo para foto.

Sodwana Bay - África do Sul
Três grandes pontos de mergulhos parecem serem os point para encontrar uma grande variedade dos borboletas, O Mar Vermelho as margens do Egito, o oceano Índico ao sul da África e também na parte sul do Mar Vermelho nas intocadas águas do Sudão.  Um conjunto de coisas em perfeita harmonia fazem criar o perfeito habitat. Temperatuda da água em torno dos 22 graus, a vida dos corais em total simbiose, o respeito do ser humano pela vida marinha e uma qualidade de água que não poderia ser um cenário mais perfeito para fotografia.


Entristeço em ver muitos deles morrerem nas confinadas águas de aquários nos quatro cantos o planeta, e me arrependo dos dias que me dediquei a tentar manté-los vivos no meu aquário, época que ainda não conhecia essas águas repletas de vidas.


Esses borboletas da foto acima, eram uns dos que sonhava em ter no meu aquário, depois de muito tempo e já alguma experiência com aquarismo, resolvi adquirir dois desses. Não lembro certo quanto tempo consegui mante-los vivos mas, certamente não morreram de velhice. Achava que seriam peixes impossíveis de serem vistos na natureza de tanta beleza que carregavam consigo. Meu primeiro mergulho em águas internacionais foi exatamente no Egito e especificamente o primeiro mergulho foi em um ponto que existia muito, muito mesmo dessa belíssima espécie. Durante o início da viagem, disse a um amigo que não me preocupava com a realidade do aquarismo no Brasil e em todo mundo, para mim, esses peixes eram como se fossem uma espécie de "boneco" não parecia fazer parte de uma natureza, hoje, em decadência.


De um modo geral, esta espécie é extremamente dicífil de ser criada em cativeiro, exige um alto grau de conhecimento e cuidados para que possam ser mantidos vivos por algum tempo em aquário. Qualquer desestabilidade na qualidade da água, é motivo para aparecimento de doença ou até mesmo a morte dos peixes. Digo isso com toda segurança, porque vivi por algum tempo essa prática de um crime contra a natureza. Pelo menos, até onde eu sei, esses peixes não estão no cardágio de uma alimentação a base de carne branca. O desequilíbrio dos mares e a pesca ornamental são os principais fatores de sua diminuição.



Sua melhor forma de defesa é a agilidade para se esconder entres os corais, de tamanho médio entre 15 a 22 cm, e um nadar muito rápido, fica fácil para esses peixes sairem do alcance de alguns possíveis predadores.


É comum encontrar os borboletas nas estações de limpezas praticando tratamento de pele nos grandes peixes que buscam essas áreas para eliminação dos parasítas, até os grandes tubarões se deixam aos cuidados desses inofencívos peixinhos.

Esse borboleta tem um dourado tão brilhante que até "atrapalha" a fotografia, por causa do contraste entre as cores escuras e claras. 






Pratique mergulho
Caia na água comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário